Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Valentes de Davi

Introdução e contexto

                Rute se casou com Boáz, e deu a luz a um filho chamado Obede. Este casou – se e teve um filho chamado Jessé que mais tarde torna-se pai de 08 filhos, dentre eles o mais novo Davi.

                Davi foi ungido rei por Samuel enquanto Saul o primeiro rei de Israel ainda era vivo, o que futuramente lhe traria grandes problemas. Neste período Davi derrotou a Golias, habitou na casa de Saul, tornou – se amigo de Jonatas o príncipe e logo em seguida passa a ser perseguido por Saul por terríveis 10 anos.

                Davi em seu reinado foi um líder carismático, valente, com coração de leão, amigo leal, homem de inabalável fé. Lutou e venceu muitas guerras, além de guerreiro conquistou o mundo e tornou-se um grande exemplo de poeta compondo seus salmos de adoração ao Senhor. Líder justo e devotado ao seu povo e modelo de homem que se arrepende e entende o coração de Deus.

                Consolidou o reino de Israel e expandiu suas fronteiras, derrotou seus inimigos transformando sua nação em uma terra segura e prospera.

                Este homem com certeza possuía muitos aliados e um exército que a Bíblia nomeia como tão grande como o exercito de Deus e ainda sim atribui o titulo a seus capitães de Valentes de Davi.

                Para entendermos a grandeza de suas vitórias e das qualidades atribuídas a seu exército, vamos estudar como tudo começou.
      
 Quem eram os homens que habitavam a caverna de Adulão.

                Davi depois de muito tempo sendo perseguido por Saul refugia-se em um local próximo ao vale de Elah, localizado ao centro de Israel, chamado de Caverna de Adulão, que fazia parte de um complexo de cavernas. 

                1º Samuel 22:1-2 - Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele. Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.

                A bíblia relata que aproximadamente 400 homens se juntaram a Davi nesta caverna, que servia como refugio para os que tinham problemas com a justiça ou algum problema que pela Lei pudessem ser levados presos ou serem mortos.

Entendemos então que este refúgio servia para homens, nem sempre de má índole, mas que de alguma forma em sua sociedade eram considerados dispensáveis e para que não fossem mortos ou presos se retiravam e passavam a não mais existir para sua nação sendo completamente abandonados.

Homens muitas vezes não infiéis ao Deus de Israel, até aquele momento em que Davi, como descreve a bíblia se torna chefe deles.

                O primeiro relato que temos destes homens ao lado de Davi esta no capitulo seguinte a sua menção em 1º Samuel 23:3, onde uma localidade chamada Queila esta sendo atacada pelos Filisteus e Davi decide que ira a batalha para libertar e salvar o povo dali.

                Davi consulta ao Senhor e este lhe diz que dará a vitória, este se volta para o seu “bando” e estes covardemente lhe disseram “tememos aqui em Judá” dentro da caverna, “ainda mais em Queila em uma batalha contra os filisteus”. Mas Davi confiante no Senhor leva os seus homens e Deus opera um grande livramento aquele povo. 

As vitórias dos Valentes de Davi 

                O exercito de Davi era o exercito de Deus, assim como as vitórias de Davi eram vitórias de Deus. O exercito de Deus é formado somente por quem é leal ao Senhor, do mesmo modo o exercito de Davi dedicou-se a devoção total ao seu rei.

                Passaram de homens inexistentes para a sociedade da época para servos do Deus Altíssimo, confiavam em seu rei que confiava no Senhor e estes passaram a seguir e confiar em Deus. E assim o Senhor operou milagres e deu libertação a Israel através de suas vidas. 

                As histórias a seguir estão descritas nos livros de Samuel e Crônicas, conforme segue:

                Josebe – Bassebate

                Este guerreiro foi um dos principais guerreiros de Davi e ao que tudo indica homem próximo do rei e digno de sua confiança. Com sua lança este guerreiro              lutou sozinho contra oitocentos homens e matou a todos em apenas uma batalha.

                Eleazar

                Também um dos principais guerreiros de Davi, lutando junto com ele lado a lado. Este homem juntamente com seu rei desafiaram aos filisteus que estavam reunidos para a batalha, todos os demais israelitas já haviam fugido do local , mas Eleazar permaneceu e lutou contra os filisteus os matando, lutou tanto que sua mão se cansou e ficou apegada a espada como se não pudesse mais soltar a espada. E a bíblia relata que naquele dia o Senhor efetuou grande livramento.

                Samá

                Os filisteus se ajuntaram em Leí, onde havia uma plantação de lentilhas e Samá era o responsável pelo local. Os filisteus atacaram e todo o povo fugiu sobrando somente este bravo guerreiro que se posicionou no meio da plantação e sozinho enfrentou todo o exercito dos filisteus e matou a todos os que se opuseram a ele, livrando o local da mão dos invasores.

                Ainda sim, três guerreiros valentes foram ter com Davi na caverna de Adulão na época em que os filisteus acamparam com suas tropas, próximos a Belém, quando Davi suspira por um pouco de água das fontes de Belém. Ao ouvirem isso, e sem Davi saber, decidem atender a vontade de seu rei. Estes três homens guerreiros invadem o acampamento inimigo enfrentam todos os perigos e retornam a Davi com a água desejada. Davi sabiamente oferece aquela água como oferta ao Senhor, pois valia a vida de seus três maiores guerreiros que sem hesitar buscaram satisfazer a sua vontade.

                Abisai

                Conhecido como irmão de Joabe, ainda sim chefe de trinta dos maiores guerreiros, com sua lança lutou sozinho contra trezentos homens e matou a todos, se tornou o mais nobre e o primeiro entre os 30 maiores guerreiros de Davi.

                Benaia

                Este guerreiro é personagem principal de grandes feitos mencionado pela bíblia, sendo que primeiramente lutou sozinho contra dois gigantes guerreiros moabitas. Ainda sim em tempo de neve precisou descer até uma caverna onde foi atacado por um leão e o matou. Também lutou contra um gigante egípcio de dois metros e meio, que possuía uma lança afiadíssima, com um cajado retirou a lança do egípcio e o matou com sua própria arma.

Joabe

                Juntamente com seu exercito invadiu a cidade de Amom. A bíblia relata que este guerreiro cercou a cidade,  atacou e destruiu. Rendeu o seu rei lhe retirou a coroa da cabeça e entregou ao seu rei, Davi. A coroa pesava aproximadamente 30 quilos e era de ouro maciço com pedras preciosas que passaram a fazer parte da coroa do próprio Davi.

                Sibecai

                Assim como seu rei os israelitas se tornaram especialistas em aniquilar gigantes, em um confronto entre Israel e os filisteus Sibecai matou um gigante chamado Sipai e assim Deus deu mais um livramento a Israel e os Filisteus foram derrotados.

                Elanã

                Em outra batalha contra os filisteus este guerreiro lutou contra Lami, irmão de Golias. A bíblia relata que a lança de Lami era enorme e muito pesada e grossa, com sua ponta afiada como uma agulha, mas Deus deu a vitoria ao guerreiro de Davi.

                Jônatas

                Em outra batalha em Gate, contra os filisteus, um descendente dos gigantes, homem de seis dedos nas mãos e nos pés desafiou os israelitas e foi derrotado por Jônatas.

                Ainda o livro de Samuel e Crônicas citam mais outros guerreiros considerados valentes de Davi, porém nada mais foi registrado especificamente sobre eles. Sabe – se, porém que quanto mais Davi vencia mais homens se juntava a ele para formar seu exercito.

                A palavra de Deus relata que estes homens eram homens de guerra para pelejar, homens valentes, armados de escudos e lanças seus rostos eram como de leões e eram ligeiros como gazelas sobre os montes.

                Seu exercito se tornou poderoso o que começara com 400 homens desprezados pela sociedade, agora com a benção e o favor de Deus ultrapassava 350.000 que se colocaram em posição de batalha e marcharam para proclamar Davi rei sobre todo Israel.

                Ainda sim a bíblia afirma que o mais fraco dos homens de Davi valia por 100 e o mais forte valia por 1000.

Conclusão.

                A história de Davi e de seus valentes nos ensina que devemos nos refugiar em Deus (Caverna de Adulão) e confiar no Senhor. Podemos descobrir assim como Davi descobriu em Adulão, que muitos são os que se encontram na mesma situação que nós.

                Seus primeiros guerreiros, não se tratavam e nem poderiam ser comparados com um corpo de cadetes de policia ou um pelotão militar da menor nação do mundo ou da mais bem preparada. Todos estavam em dificuldades, endividados, fugitivos, descontentes, desanimados, longe de suas vidas. Um verdadeiro bando de desajustados. A escória da sociedade, rejeitados, perdedores ou marginais.

                Assim como a igreja. Muitos de nós não somos os endividados, em dificuldades e descontentes?

                01º Coríntios 1: 26 e 27: Irmãos pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões dos homens, poucos eram poderosos, poucos eram nobres de nascimento. Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte.

                Refugiar-se em Deus e buscar consolo no meio do seu povo, tornando – se cada vez mais forte mediante a graça de Deus que nos é concedida. Estas foram às atitudes tomadas por Davi para que pudesse sobreviver em suas dificuldades e também podem ser as nossas.

 

Fontes de pesquisa e Referências:
Bíblia da Mulher – Comentários de rodapé;
Derrubando Golias de Max Lucado;
 http://www.igrejaemsaovicente.com.br/; http://www.montesiao.pro.br;
 http://www.webartigos.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário