Simbologias do lugar santíssimo
Introdução
A partir do capitulo 25 de Êxodo
até o 31, Deus dá instruções ao povo de Israel para iniciarem a construção do
Tabernáculo ou Santuário, Êxodo 25:8 diz e me farão um santuário para que eu
possa habitar no meio deles.
A palavra traduzida por
Santuário relaciona-se de perto com as palavras traduzidas como “santo,
santidade, consagrado, santificado, sendo sua aplicação apropriada ao cárater
de Deus que é separado da corrupção”.
O objetivo do Santuário:
O tabernáculo demonstra a
vontade de Deus de ter comunhão, relacionamento com o homem, o qual foi perdido
com Adão. A construção do tabernaculo fala do caminho que o homem deveria
cumprir para ter novamente o relacionamento perdido com Deus.
Deus desejou se tornar o Deus de
Israel, proteger e abençoa-los, habitar no meio deles, mas por causa do pecado
Ele não pode viver junto com eles e por isso disse para construir um lugar que
seria santificado onde não haveria pecado, e sim sua presença.
O propósito de Deus na
construção do Tabernáculo era proporcionar ao homem a oportunidade de desfrutar
da comunhão com Ele.
O Tabernaculo deveria ser um
lugar dedicado a um propósito especial, separado de tudo que era profano ou
mundano, um lugar santo que deveria ser puro diante de Deus, que mesmo vivendo
entre os Israelitas, estava separado deles.
Planta do Santuário:
Ideia central:
O lugar santíssimo representava a
santidade de Deus e a necessidade de propiciação para que os homens pudessem
manter-se em comunhão com Ele.
A palavra traduzida por
propiciação relaciona-se com expiação,
referindo a satisfação da ira de Deus contra o pecado e isso era possível
através do sistema de sacrifícios que Deus estabeleceu para os hebreus.
Ritual
do Sacrifício:
Somente uma vez por ano era
permitido ao Sumo Sacerdote do tabernáculo adentrar a esta Sala, denominada o
Santos dos Santos ou Santíssimo, e ali realizava a conclusão da cerimônia de sacrifício
expiatório de um cordeiro, branco, sem mancha e sem macula, pelos pecados do
povo e este era o único momento em que o Sacerdote poderia falar com Deus. Esta sala ficava separada
do templo por uma cortina de linho. O Sacerdote entrava com uma corda no pé.Em
caso de estar em pecado ele morria. E como o lugar era santíssimo, outros não
poderiam entrar, somente ele. Então puxavam o corpo do sacerdote para fora do
Santo dos Santo.
E como conclusão do ritual aspergia o sangue sobre a
arca, para expiação do pecado.
O que havia no Santo dos
Santos:
Dentro do Santos dos Santos ou Santissimo, pode-se
observar os seguintes objetos e simbolos:
·
Véu que dividia este espaço dos demais
espaços do tabernáculo, mantendo a presença de Deus preservada, indicando a
santidade perfeita de Deus. Esta era a entrada para a presença de Deus.
·
A arca e seu conteúdo representava a
presença de Deus, onde Deus habitava, ou seja, a
arca também tipifica a presença de Deus no meio do seu povo, e dentro da Arca
havia:
o
AS TÁBUAS DA LEI - As
tábuas da lei simbolizam a perfeita vontade de Deus.
o
A VARA DE ARÃO - A vara
florescida de Arão., simboliza o poder de Deus.
o
O MANÁ - O vaso de maná
colocado dentro da Arca, indica provisão de Deus para o seu povo.
·
O Propiciatório colocado
sobre a arca, como uma cobertura desta, consistia uma peça de ouro maciço,
sobre a qual estavam dois querubins, um em cada extremidade, com asas abertas e
olhando para baixo.Este propiciatório representa o trono de Deus. Era um trono
de misericórdia, pois a palavra propiciatório significa “onde Deus nos é
propício”, nos é “favorável”. O propiciatório era guardado pelos querubins,
símbolo do poder de Deus. Nos querubins resplandecia o fogo da glória de Deus,
fazendo sombra sobre o propiciatório. Deus habitava entre os querubins. E era
sobre este que o Sangue do cordeiro sem macula era aspergido a fim de atribuir
perdão sobre os pecados da nação.
SIMBOLIZAVA O SACRIFICIO PERFEITO DE CRISTO; E AQUI COMEÇA NOSSA
ANALISE.
Jesus e o Tabernáculo
O
tabernáculo e todo o ritual de sacrifício tipificam a Jesus Cristo e já falava
do que Jesus faria por nós, fala sobre seu sacrifício, sua santidade e sobre o
caminho que devemos seguir para chegarmos à presença de Deus, notem que Deus já
havia estabelecido um plano de redenção para toda a humanidade em Adão e o
demonstrava através de símbolos no tabernáculo o que estava por vir, vejamos
alguns textos que comprovam estas informações, vamos fazer uma analogia entre o
Antigo e o Novo Testamento.
1.
Sumo Sacerdote: O único
que podia entrar no Santíssimo e oferecer sacrifício pelo Povo através da
aspersão do sangue do cordeiro sobre o propiciatório que representava e
mantinha a presença de Deus.
a.
AT – Êxodo 28:43 - E
estarão sobre Arão e sobre seus filhos, quando entrarem na tenda da
congregação, ou quando chegarem ao altar para ministrar no santuário, para que
não levem iniquidade e morram; isto será estatuto perpétuo para ele e para a
sua descendência depois dele.
b.
NT - Hebreus 9:11-12 -
Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais
perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Nem por
sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no
santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
2.
Arca e Propiciatório
a.
AT - Êxodo 25:10-22 -
Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois
côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a
sua altura. E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e
farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;E fundirás para ela quatro argolas
de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas
argolas noutro lado.E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com
ouro.E colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com
elas a arca. As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela. Depois
porás na arca o testemunho, que eu te darei. Também farás um propiciatório de
ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um
côvado e meio. Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás,
nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim na extremidade de uma
parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o
propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins
estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces
deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o
propiciatório. E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres
posto na arca o testemunho que eu te darei. E ali virei a ti, e falarei contigo
de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do
testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.
b.
NT - Hebreus 9:24-28 - Porque
Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no
mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;Nem também para
a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no
santuário com sangue alheio;De outra maneira, necessário lhe fora padecer
muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma
vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.E, como
aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Assim
também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá
segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
3.
Presença de Deus
a.
AT - Salmos 78:14 - De
dia os guiou por uma nuvem, e toda a noite por uma luz de fogo.
b.
NT - Lucas 21:27 - então
verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. Mateus 17:5 - E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem
luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado
Filho, em quem me comprazo; escutai-o.
4.
Livre acesso, Véu:
a.
NT – Mateus 27:51 –
Neste instante o véu do templo se rasgou em duas partes de alto a baixo, tremeu
a terra e fenderam-se as rochas.
5. “Eu sou o
caminho e a verdade e a vida” – (Jo 14:6)
a.
ÁTRIO
i.
“Vinde a mim”
ii.
Chamada Salvação
iii.
(Caminho)
b. LUGAR SANTO
i.
“Vinde após mim”
ii.
Chamada para a vocação
iii.
(Verdade)
c.
SANTO DOS SANTOS
i.
“Permanecei em mim”
ii.
Chamada para a comunhão
iii.
(Vida)
Conclusão:
O Templo
simbolizava a presença de Deus para os hebreus, e os lembrava de que havia um
Deus que amava e guiava aquela nação, que perdoava seus pecados e que habitava
no seu meio, no meio de homens que muitas vezes blasfemavam sobre sua pessoa e
não seguiam as suas leis e ordenanças, mas que ainda sim permitia que
oferecessem sacrifícios para serem perdoados e terem uma comunhão com Deus,
Jesus como cordeiro imaculado aspergido sobre o propiciatório do monte golgota,
ao derramar seu sangue rasgou este véu do templo, que separava a presença de
Deus do mundo, não demonstrando que a presença de Deus se foi, mas sim firmando
que a partir daquele momento o acesso era livre a todos não somente ao Sumo
Sacerdote e que ainda sim Deus passaria a habitar não no meio de nós mas dentro
de nós.
Os Santos
dos Santos nada mais simboliza do que o céu, com a presença de Deus, seus
querubins e os quatro seres viventes representados pelas colunas que cantam,
Santo, Santo é o Senhor e ainda sim nos remetem ao futuro daquela nação que
receberia o Messias e que por sua misericórdia estenderia para nós os gentios o
seu amor através de um novo evangelho permitindo assim que fossemos enxertados
ou incluídos na videira que é Deus...o Santo dos Santos aponta para Cruz e o
sacrifico salvador de Jesus Cristo.
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