Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Josué - Lider em Israel


INTRODUÇÃO:

                Josué foi preparado por Deus para liderar os Israelitas, Ele havia sido escravo, homem livre, homem sem pátria, general de um exército, nômade mal equipado, conquistador lutando contra incríveis adversidades, corretos imobiliário, vendedor de terras, estadista e colono. Ele testemunhou milagres extraordinários: as dez pragas, a divisão do mar vermelho e do rio Jordão, a provisão milagrosa de alimento durante quarenta anos no deserto, água jorrando de rochas, a queda de muros da cidade, o sol que parou e exércitos após exércitos caindo diante dele.

                Mas o que fez com que Josué, fosse escolhido para assumir a liderança como sucessor de um dos maiores lideres Hebreus ? Que caminho trilhou para que fosse reconhecido por Deus como o líder ideal para guiar o povo na conquista e entrada da terra prometida, mérito que Moisés não mereceu?

 

TREINAMENTO DE JOSUÉ:

 

1.       Josué se mostrou fiel como servo de Moisés e como Servo de Deus, vamos elencar as qualidades que levaram Josué a ser escolhido como Lider.

 

a.       Responsabilidade > Josué foi líder de uma tribo (NM 13: 2,8,16): Josué, foi nomeado como Líder da tribo de Efraim e foi enviado a espiar a terra de Canaã, promessa de Deus e que seria conquistada anos a frente. Nesta ocasião se chamava Oséias (Salvação), porém Moisés mudou seu nome para Josué (O Senhor Salva), que em grego se chamaria Jesus.

b.      Firmeza > Permaneceu ao lado de Deus com risco de sua própria vida (NM 14: 6-10): “Não sejais rebeldes contra o Senhor”, disse Josué e Calebe Lideres das tribos de Efraim e Judá, quando voltaram do reconhecimento da Terra de Canaã. Todos sentiram medo daquele povo e se sentiram como insetos pertos deles, mas Josué confiante no Senhor, sabia que se Deus se agradasse deles, poderiam devorar aquele povo como Pão. O povo de Israel se levantou para apedrejar a Josué e Calebe porém foram salvos pela presença do Senhor que apareceu na tenda para todo o Israel.

c.       Coragem > Apesar de fazer parte da minoria seguia a Deus de todo o coração (NM 32:11-12): Por sua confiança e perseverança em seguir a Deus, Josué junto com Calebe, foram os únicos da geração que saiu do Egito que entrou na terra prometida. Faziam parte da minoria mas permanecerão firmes em sua decisão e convicção de que o Senhor é o seu Salvador e Protetor.

d.      Unção & Chamado > Ajudou a liderar o Povo (NM 27:18-23): Moisés foi informado por Deus que não entraria na terra prometida e clamou a Deus por um líder que direcionasse o Povo e o Senhor respondeu prontamente o nome de Josué e ordenou a Moisés que o ungisse na frente de todo o povo junto ao sacerdote para que a transferência de autoridade fosse clara para todos e que entendessem que Josué era o escolhido de Deus.

e.      Ousadia > Liderou as batalhas (EX 17: 9-10): Josué era o líder do exercito de Israel e confiava no Senhor, era instruído por Moisés sobre quais caminhos e estratégia deveria tomar e as executava no campo de batalha.

f.        Dedicação > Serviu seu líder e foi fiel em todas as situações

 

 

 

2.       Moisés delegou tarefas importantes a Josué, indicando ao povo que ele merecia confiança, e o preparando para sucessão, pois Josué conquistou a confiança de Moisés e esteve ao seu lado. Desta forma vamos citar alguns pontos que foram desenvolvidos em Josué com o tempo e o preparou para liderar o povo:

a.       Paciência > Josué aprendeu a ter paciência – 40 anos de espera para entra na terra prometida, guerreando contra povos que queriam destruí-los e ainda sim lidando com o povo que desejava voltar para a terra do Egito, pois não conseguia ver as vitórias, bênçãos e cuidados do Senhor em sua vida.

b.      Comunhão com Deus > Aprendeu a buscar a Deus (NM 27: 15-18): Pelo exemplo e observação de Moisés, Josué aprendeu que o único caminho que leva para a vitória certa, é o caminho que o Senhor indica, logo busca-lo era primordial para guiar o seu povo. A história de Israel mostra como a distância entre Deus e o homem pode ser fatal e destruir uma nação, muitos reis se levantaram que não adoraram a Deus e estes caíram e Deus sempre buscou um coração verdadeiro, tal qual encontrou em Josué.

c.       Obediência > Ele aprendeu a obedecer somente a Deus (NM 14: 8-9): Por todos os livramentos que Deus havia dado ao seu povo e por apenas observa-los já seria material suficiente para entender que obedecer a Deus era sempre o melhor caminho, mas o povo de Israel parece que tinha um problema com autoridade. Josué era diferente, o menino que nasceu escravo era homem livre e sabia de quem era o mérito e o mesmo que o livrou da escravidão e da morte no Egito o livraria em todo o tempo e em qualquer situação, mesmo com gigantes e seu encalço, com nações militarmente melhor preparadas, obedecer e confiar passarão a ser palavras constantes na mente de Josué, que entendeu os propósitos de Deus e tinha visão das bênçãos que Deus derramaria sobre seu povo se o buscassem de coração.

d.      Confiança no Deus verdadeiro > Aprendeu a confiar no Senhor (Js 1: 7-9): O Senhor ensinou a Josué como proceder, e lhe diz para ser forte e corajoso, não que Josué não tinha coragem, mas que ele deveria se manter firme nos propósitos e no dever de guardar os mandamentos de Deus mesmo mediante ao abandono de todos, e Deus ainda diz: Não te mandei eu? Não temas e não te espantes o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares e toda a terra que colocar a planta dos vossos pés será tua.

 

               A transferência de autoridade se consolida com o reconhecimento dos liderados. O próprio Deus elegeu Josué para assumir o papel de líder e disse pessoalmente isso a ele. Em seguida Deus mostrou ao povo que Josué era o Lider e assim como para Moisés, Deus tem uma comunhão com Josué o orientando em seus caminhos.

              

O JOVEM LIDER:

                Na atualidade, vemos que a liderança banalizada. Mas como?

                Podemos notar isso pela qualidade dos ministérios na atualidade, vemos inúmeras denominações sendo guiadas não pelos atributos de Josué, mas pela ganância, pela vaidade, pela vontade de estar no centro. Como exemplo, podemos mencionar a busca pela liderança de igrejas apenas por status ou por salários, vemos também que muitas pessoas não estão preocupadas com o que o Senhor deseja, mas em se sentirem bem, questionam a autoridade dos pastores e ainda sim criticam seu trabalho sem oferecer nenhuma sugestão...apenas por criticar.

                Se vivêssemos nos tempos de Josué, seriamos vistos por Deus como Josué e Calebe, ou como a congregação que não acredita em sua liderança?

                Qual deve ser nossa postura nestes dias em que as pessoas buscam, mesmo dentro da igreja, fazer o trabalho mais notado ou buscar o status ou a visão ?

 

O LIDER É ANTES DE TUDO UM SERVO

                Devemos nos lembrar do maior exemplo, ao qual a história de Josué aponta diretamente. O de Jesus.

                Assim como Jesus disse e como agiu Josué, o verdadeiro líder é primeiramente um servo. Notamos na vida de Josué que em nenhum momento ele pediu a Deus ou a Moisés autoridade, mas a todo tempo estava ao lado do seu mestre o seguindo e o servindo.

                Nestes dias temos muitos que querem aconselhar ou direcionar, mas poucos que querem ouvir notamos que muitas vezes as pessoas estão mais preocupadas em colocar seu ponto de vista, o que acha ou que sente, do que em ouvir, acatar e servir. Não que não devemos ter opinião, mas devemos honrar os lideres que Deus colocou em nossas vidas.

 

LIDERANÇA SEM TREINAMENTO E PREPARAÇÃO = FRACASSO

                Não há líder que saiba lidar com as situações sem experiência alguma, e não há como adquirir experiência sem vivenciar, ou seja, sem treinar, sem passar pelas situações.

                Notem por exemplo que em suas células, Deus te envia pessoas que passam ou passaram por problemas que você vivenciou e venceu por meio de Jesus, ou seja, foi treinado e desta forma consegue ajudar outros a trilhar o caminho da vitória.

                Muitos querem o prestigio de uma liderança, mas não querem pagar o preço do preparo.

                Josué foi se preparando por toda a sua vida junto com Moisés, buscando a presença de Deus junto com ele, caminhando ao seu lado e o ajudando a lidar com os problemas da nação, a ponto de adquirir experiência suficiente para liderar a nação.

                Se quisermos ser um líder de célula, devemos andar com lideres de célula e começar a treinar a participar, se queremos ser pastores temos que buscar a preparação adequada, se queremos ser lideres de louvor precisamos primeiro estar preparados para sermos eleitos para o grupo e buscar a unção de Deus para sermos lideres.

                Assim como em um trabalho, precisamos estar preparados para receber novas responsabilidades, um salário melhor ou uma função diferente, da mesma forma precisamos vivenciar as coisas de Deus. Recebemos as promessas de Deus, mas precisamos nos preparar para que sua obra seja realizada em nossa vida.

 

TODA AUTORIDADE É DADA PELO SENHOR

 

CONCLUSÃO

                Devemos nos espelhar nos atributos de Josué, se nosso foco é sermos lideres segundo a vontade de Deus. Devemos aprender a ser liderados e ainda sim desenvolver os atributos necessários para assumir esta posição, além disso, aguardar a unção do Senhor e o momento em que Ele nos elegerá como lideres. Assim como com Josué, onde sua liderança não foi imposta por mecanismos de disputa de poder ou tirania, como se veria no futuro de Israel, sem conspiração ou levante, sem usurpação ou traição, mas uma eleição por parte de Deus, assim deve ser a nossa visão.

                Por ordem de Deus houve uma natural sucessão e o povo sentiu-se confiante e seguro sob seu comando e as promessas de Deus foi cumpridas. Lembre-se que ao lidar com o povo amado de Deus, nenhum tipo de mecanismo de disputa, traição ou levante para se tomar a liderança fica impune o Senhor Deus cobrará, assim como o fez no passado com o povo de Israel.

                Assim com diz o apostolo Paulo, “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, por que seu objetivo é satisfazer aquele que o recrutou. Igualmente o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário